quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Teologia e Física Quântica - I

Imagem relacionadaTenho dito há alguns meses, que precisamos urgentemente avançar no nosso entendimento como cristãos, em relação a Física Quântica, e suas conclusivas (algumas já palpáveis), que tende a crescer e mudar muitas outras perspectivas nos próximos anos. E se a teologia não avançar, esta se tornará um colossal reducionismo e será visto como algo pueril.

E digo ainda que não devemos ter meramente uma "teologia quântica", mas uma "quântica teologia", onde falemos a Verdade e mostremos Jesus e a obra da cruz como resposta viva a tudo isso de forma suprema, mas sem arrogância.

A física quântica estar a mostrar enfaticamente novas perspectivas e entendimentos. Muitos erros de outrora cometidos por teólogos, se devem em alguns casos a ausência de entendimentos tão claros para nós hoje. Muitos fatos, que já estão na Palavra até,  precisa ser levado a sério coletivamente e urgentemente. Enquanto, porém, estivermos medievalisticamente vivendo em um limbo de "status quo" retrogrado, se conectando com a vida, numa existencial internet discada ainda, as evoluções inexoráveis avançam em largas bandas.

Mas ainda é objeto de "intelectualidade", discussões arcaicas como aspersão x imersão, por exemplo. Ainda estamos neuroticamente abraçando sofismas. Ainda nos apegamos a noções superficiais, como se tais fossem algo importante.

Mas o que vamos dizer teologicamente sobre os avanços do acelerador de partículas, já alcançando quase a velocidade da luz? O que diremos sobre multiversos, dimensões paralelas e coisas que começam criar corpo no entendimento coletivo? A questão da não existência do tempo como aprendemos, e os desdobramentos e variantes de tudo isso? O que iremos validar? O que vamos relativizar? O que vamos negar?

A questão é que estamos presos ainda na Idade Média... Ainda não entendemos o óbvio sobre assuntos elementares. E enquanto isso, avanços inexoráveis ocorrem aos nossos olhos. Deus nos ajude!