terça-feira, 28 de janeiro de 2020

E se DEUS quiser que a "SOLIDÃO" seja uma companhia para ti?

Por razões hodiernas bem "específicas" Bauman dizia: “Estamos todos numa solidão e ao mesmo tempo dentro da multidão”. A partir de Eclesiastes 4:9-12 eu vejo que se o mundo diz "antes só do que mal acompanhado", a partir de uma macro ideação bíblica, o certo é que há uma visão bem categórica em seus conceitos: "ANTES BEM ACOMPANHADO DO QUE SÓ". E aliás, Deus concede ao homem companhia antes da queda, pois sim: "NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ". 

A grande questão, porém, é que tirando as possibilidades PEJORATIVAS do que comumente entendemos ser a "solidão", é DEVIDO aceitarmos que ela tem seu lugar no mundo, e querendo ou NÃO, em algum nível, ela estará PRESENTE... E a questão é então: Seria ela por vezes, uma possível BOA companhia? Creio que sim... A SOLIDÃO pode SER "algo" que sabe dar bons conselhos até. Ela é uma parente da "solitude".

E talvez essa coisa de NÃO se entender a significância da SOLIDÃO, e de como tal pode ser venenoso por vezes, mas também fornecer BONS antídotos inúmeras vezes, uma coisa ainda mais drástica temos que ter em mente: E se Deus quiser na verdade que sejamos EXISTENCIALMENTE sozinhos? Afinal, Deus nos concedeu MUITAS formas de companhias. Muitas! Inclusive a própria SOLIDÃO!