terça-feira, 14 de novembro de 2017

A peste negra na teologia

Resultado de imagem para remedio bibliaNo século 13, os judeus tiveram um número muito menor de gente morta pela peste negra que matou milhões. Uma das razões foi que os judeus criavam gatos, algo que parte grande da população não fazia, pois se associava a criação de gatos com se ser bruxo ou fazer bruxarias... A superstição mística e ignorante da população foi em certo nível responsável pela facilitação dos ratos pretos que transmitiam a peste através das pulgas, que assim alastraram com mais força.

E o que isto tem haver com a teologia dos dias de hoje?

Mesmo depois de centenas de anos, várias religiões, grupos cristãos e pessoas diversas, conservam crendices tolas, associações idióticas e pensamentos movidos por misticismos medievalescos e jurássicos. A ignorância também está presente na pseudo espiritualidade de quem se acha hoje detentor da chancela do evangelho; nas suas práticas se percebe a mesma tolice que acabou com tantos, por conta de uma cultura sem o mínimo de inteligência e racionalidade.

Ou alguém dúvida que idade média está ferozmente presente na idade da mídia? Ou não é nítido que isso não se dá apenas no neo-pentecostalismo, mas na falta de conhecimento de Jesus que permeia os "ortodoxialmentes" fariseus de nosso tempo?

Chegamos em um inacreditável momento onde por exemplo, o imenso amor de Deus é objeto de dúvida, discussão e embates. E pasmem: isso procede dos próprios "crentes". Misericórdia. O medievalismo está extremamente presente, como nunca, no Protestantismo e Evangelicalismo brasileiro. Mudou a embalagem, mas continua o mesmo sabor.

E só Jesus é o remédio!